quarta-feira, 28 de outubro de 2009

The Good Earth

A Boa Terra, Pearl S. Buck


"Na velha China, anterior à Revolução, uma pobre família de camponeses luta pela posse de seu pedaço de terra. No cenário milenar destaca-se a força e a perseverança de um homem, Wang Lung, um bravo em meio à miséria, à fome, às guerras que encharcaram o solo de sangue e lágrimas."


Li e reli diversas vezes esse livro, é sensacional!!! Esse romance mostra os costumes e as crenças dos camponeses da China em meio à miséria. No livro, é espelhada a alma chinesa.


O livro começa no dia do casamento de Wang Lung com a escrava O-lan.
Após o casamento O-lan não só carregou toda a responsabilidade de cuidar da pobre casa e do velho pai de Wang Lung, mas também trabalhava na terra com seu marido. Embora o casal tivesse filhos, eles eram quase estranhos, pois O-lan falava somente o necessário.
Os dois trabalhavam arduamente e a terra lhe deu bons frutos, estavam fartos, com a casa cheia de filhos e alimento, porém logo ficaram estagnados com a fome!!! A terra tornou-se árida e o último grão de semente secou!!! Doentes de fome, Wang Lung abandona suas terras com sua família em direção ao sul. Ao chegar, viu que o a cidade estava transbordando de comida, e não entendia como o norte estava naquela seca. Não suportava a idéia de pedir esmola. Alugou um Jinriquixá e trabalhou pelas ruas.
A revolta contra os ricos se instalou na China. De repente Wang Lung se viu rico, pois antes de voltar para o norte extorquiu o ouro de um homem rico que não consiguira fugir quando sua casa fora atacada durante a revolta contra os ricos! Com toda essa riqueza, Wang lung voltou para suas terras e comprou mais terra, e começou a enriquecer. Sua casinha já não era pobre! Podia comprar escravos e seus filhos foram educados!
A simplicidade de sua esposa O-lan, lhe dava nojo, pois já não eram pobres. Wang Lung entregou-se a uma prostituta chamada Lótus, e a levou para casa, para morar com sua família! Fazia isso com a mente cheia de culpa, por ter traído O-lan. Mas era um homem poderoso!!!
O-lan falace, e ele cai em desespero. Já velho, gostaria que tudo fosse diferente, pois o mais importante era a terra!


Se quiser saber mais.. minha dica é: leia o livro!!!







A Autora, Pearl S. Buck recebeu o prêmio Pulizter de 1932 e o prêmio Nobel de literatura de 1938.




^^'

4 comentários:

  1. Eu não li esse livro, mas parece ótimo! Valeu pela dica!!!!

    ResponderExcluir
  2. nossa..
    olhando pela capa, tu nunca diz que o livro é bom!!
    meia sem graça,né?

    ResponderExcluir
  3. Realmente, a capa do livro não é nem um pouco atrativa!!! Mas garanto que a história é!!! ^^
    Besos

    ResponderExcluir
  4. Tem uma frase já bem conhecida sobre esta história de julgar livros pela capa...

    acho que o que influi mais é a letra, quando mais serifada (ex. times new roman) pior para ler, principalmente com sono...

    quanto ao livro é difícil dizer sem ler, mas acho engraçado que fizeram uma revolução por causa de desigualdades sociais no inicio do século XX e ainda existe um abismo gigante entre o chinês urbano, rico, ambicioso, bem sucedido e o campestre, pobre, sofredor, humilde...

    ResponderExcluir