quinta-feira, 22 de abril de 2010

Um trabalho nada "Prático" e nem um pouco "Didático"


Pois, é o semestre na faculdade avança... e com ele vem trabalhos e mais trabalhos.. provas.

Um dos trabalhos que precisamos elaborar é uma observação de uma aula de História em uma escola, para as cadeiras de prática e didática!

Até aí tudo bem... se não fosse a escola que escolhi (não vou divulgar o nome da instituição)!

Fui muito bem recebida, coordenador pedagógico me atendeu bem, o diretor foi muito bem educado porém a professora ficou com o "pé atrás", mas tudo bem!!!

A aula que observei foi um caos... isso é um reflexo do interesse que as crianças possuem pelo estudo!!! Minha colega achou a aula tranquila (O.o), disse que era só um aluno que atrapalhava o andamento da aula.. sim era só um aluno que atrapalhava o andamento da aula, porém, basta um aluno atrapalhar para o ensino não ser o mesmo, pois esse "1 aluno" leva na brinaceira dele pelo menos 70% dos colegas!!!!!

Não consigo entender como uma aula pode ser "tranquila", com alunos conversando alto, se xingando por nomes de baixo calão, aluno subindo em cima de cadeira, se debruçando em janela, saindo da sala sem pedir licença ao professor... é triste pensar que há pessoas que acham que isso é uma aula tranquila (sem ofensas, cara colega).

O descaso da professora era notável... ela pedia silêncio, mas não tinha controle da turma... então sentava na cadeira, mexia no celular e lixava suas unhas...

Houve momentos de silêncio... mas foram raros!!

Professora determinou tarefa e muitos alunos sequer abriram o caderno... (isso é uma aula tranquila???) Me desculpa, mas isso é um reflexo claro de descaso com a educação, por parte de alunos, comunidade e do corpo docente!!!

Se há salas de aula piores que essa?? Sei que há...
e sei também que há salas de aula melhores e professores que levam sua profissão muito a sério... o problema é que estou vendo que a maioria está da maneira descrita acima....mas nós, futuros professores, temos que terminar com esse circo que virou a educação!!!

Apenas um desabafo...

2 comentários:

  1. Bah, uma aula assim é desorganizada!

    A educação não é valorizada por quase ninguém.
    É cansativo ver nas campanhas, políticos prometendo investir em educação (((coisa rara))), mas a comunidade, o aluno não se interessa em estudar em ter conhecimento, é mais fácil viver na ignorancia!

    Beigos Jú, adoro tú xD

    ResponderExcluir
  2. Se professor quer ser valorizado, ele que começe a se valorizar primeiro!!!

    ResponderExcluir